Exemplos Práticos

Exemplos práticos relativamente aos serviços que a DerivaFator presta, bem como do valor que acrescenta aos trabalhos / projetos em que está envolvida.
Avaliação de Empresas
Avaliação de Empresas
Disputas entre familiares ou sócios
Contextualização
A sociedade Eletricidade, Lda. opera há 50 anos no mercado. A empresa foi fundada pelo Senhor Manuel e foi crescendo ao longo dos anos. A dada altura os filhos do Senhor Manuel, Ricardo (35 anos), Pedro (38 anos) e António (45 anos) assumiram o controlo do negócio e o Senhor Manuel reformou-se.
Problema
Após 5 anos de gestão familiar com os três filhos a gerir o negócio, os problemas começaram a surgir com cada vez maior dificuldade de entendimento entre os três irmãos sócios.
Após dois anos de deterioração da relação entre os sócios irmãos, e temendo que a continuidade daquele ambiente de disputa fizesse perigar o futuro da empresa, os mesmos decidiram contratar a DerivaFator para elaborar uma avaliação independente do valor de mercado da empresa.
Solução
Com base no relatório de avaliação elaborado pela DerivaFator, conseguiu-se estabelecer um intervalo de negociação que permitiu ao sócio Ricardo acordar a aquisição das quotas dos irmãos, tendo o relatório da DerivaFator servido de suporte ao financiamento bancário que o Ricardo utilizou para financiar a referida aquisição.
Atualmente a Eletricidade, Lda. tem apenas um sócio e é um caso de sucesso na economia local.
Avaliação de Empresas
Compra e venda
Contextualização
O Senhor Daniel é um empresário experiente que detém uma empresa bem sucedida há 25 anos. Com o objetivo de acalmar o seu ritmo de vida, e tendo em conta a falta de sucessão, tomou a decisão de vender a referida empresa.
Problema e Solução
A DerivaFator foi contratada pelo Senhor Daniel para elaborar um relatório de avaliação do presumível valor de mercado da referida empresa.
O objetivo deste trabalho foi: i) numa primeira fase, criar conforto ao senhor Daniel relativamente ao correto presumível valor de mercado da empresa; e ii) poder justificar de forma independente aos possíveis compradores que o valor de compra pedido era adequado e facilmente aceitável.
As transações (compra e venda de empresas) têm que fazer sentido tanto para o vendedor, como para o comprador, sob o risco de nunca ocorrerem por impossibilidade de chegar a acordo. Ao avaliar o negócio de forma independente, a DerivaFator introduz racionalidade ao processo aumentando significativamente as hipóteses de que o negócio venha a ser concretizado.
A DerivaFator promoveu e liderou todas as reuniões necessárias para o esclarecimento dos pressupostos da avaliação realizada, criando assim conforto ao comprador e vendedor.
O Senhor Daniel conseguiu concretizar a venda da sua empresa através de um processo estruturado e profissional.
Avaliação de Empresas
Start-up (Entrada de Capital de Risco)
Contextualização
A Softfish, Lda. é uma empresa fundada por dois estudantes de Engenharia Informática da UMA, que, no seguimento da tese de mestrado, desenvolveram um inovador software de apoio à compra por parte de profissionais da restauração de peixe fresco em todo o mundo.
Problema / Solução
Os jovens empreendedores tinham uma excelente base de desenvolvimento da aplicação, boa aceitação por parte dos clientes que a iam começando a testar e óptimas ideias para desenvolver e ampliar a oferta de serviços. Contudo, reconheciam que pouco ou nada conheciam de planeamento comercial, financeiro, recursos humanos e outras vertentes dos negócios no dia-a-dia. Ou seja, faltava-lhes experiência e, tão importante, capital para desenvolver o software e executar o plano de negócios.
Contrataram a DerivaFator para lhes elaborar um dossier de avaliação do presumível valor de mercado do negócio de modo a que o mesmo pudesse ser apresentado, de forma profissional, a uma série de empresas de Capital de Risco “semente” (Seed / Venture Capital) especializadas neste segmento de negócio. A DerivaFator elaborou o Dossier de avaliação em Português e Inglês e ajudou a identificar uma série de empresas de Capital de Risco a quem pudesse interessar o Projeto, a quem o mesmo foi apresentado, bem como a uma séride de potenciais investidores particulares.
Resultados
A Softfish, Lda. recebeu assim o interesse de duas empresas de capital de risco e de um investidor particular madeirense. Após negociações, a Softfish, Lda. conseguiu que uma das empresas de Capital de Risco, bem como o investidor particular entrassem no capital da empresa, aportando-lhe o capital e o apoio de gestão necessários para evoluir o seu plano de negócios.
Avaliação de Empresas
Para entrada de Novo Sócio
Contextualização
A Agroram, Lda. é uma empresa com dois sócios, especializada há 7 anos na comercialização de produtos agrícolas de produção biológica de origem madeirense, que depois de prestar consultoria especializada aos produtores, compra-lhes toda a produção, vendendo essa mesma produção sob um conceito “biológico-gourmet” aos melhores hotéis e restaurantes da Madeira.
Problema
O bom momento da hotelaria em geral na Madeira fez com que a procura pelos seus produtos crescesse consideravelmente para níveis superiores aos que os agricultores estavam a conseguir entregar. A gestão da Agroram, Lda. decidiu que para continuar a dar resposta à crescente procura a empresa precisava de contratar mais biólogos para poder assessorar mais agricultores de modo a que a estes readaptassem a sua produção.
Esta necessidade de contratar mais pessoal implicava, também, realizar mais investimento (viaturas, instalações, laboratório, etc.) e os sócios não se sentiam confortáveis em optar por contratar mais dívida para concretizar o plano, pelo que alternativa passava pela entrada de um novo sócio na empresa que aportasse o capital necessário.
Solução
A Agroram, Lda. tinha já identificado o potencial investidor que entraria por aumento de capital. O montante a financiar a expansão do negócio e consequente aumento de capital era devidamente conhecido, no entanto, os atuais acionistas da Agroram, Lda. tinham dúvidas acerca da percentagem que deveriam ceder ao novo sócio. Para tal, foi decidido contratar a Derivafator que: i) elaborou um dossier independente e profissional de avaliação do presumível valor de mercado da empresa; e ii) apoiou as partes no entendimento relativamente à percentagem que o novo sócio deteria na sociedade (após aumento de capital).
Esta operação de aumento de capital e recomposição societária reforçou positivamente a Agroram, Lda., que continua o seu percurso de crescimento e sucesso.

Compra e Venda de Empresas
Compra e Venda de Empresas
O Sr. Luis Ramos, único acionista da XYZ Lda., decidiu reformar-se. Tendo em conta que não tinha sucessão interessada em prosseguir o negócio decidiu que o caminho seria a sua venda e contratou a DerivaFator para o ajudar no processo. A DerivaFator iniciou a sua intervenção estabelecendo um intervalo de valorização do negócio e elaborando a estratégia de venda. Após estabelecido o intervalo e estratégia de negociação a DerivaFator procedeu à colocação da empresa no mercado. Um dos aspetos mais importantes deste processo foi garantir a confidencialidade do mesmo para que não se gerasse ansiedade e dúvidas juntos dos clientes, fornecedores, bancos e parceiros comerciais. A empresa foi colocada no mercado não tendo sido divulgada a sua identidade. A DerivaFator, em representação do vendedor, efetuou as primeiras triagens de interessados garantindo sempre a confidencialidade do processo e protegendo a identidade da empresa. Após as primeiras triagens e assinatura de acordos de confidencialidade com potenciais compradores legítimos, avançou-se no processo de negociação, tendo o Sr. Luis Ramos conseguido vender a sociedade dentro dos objetivos propostos e salvaguardando a paz social da empresa.
Nota: a DerivaFator exerce um papel muito importante na avaliação do valor do negócio mas também na proteção da identidade do Vendedor, pois os interessados na compra do negócio contratam apenas a DerivaFator não tendo acesso, quer numa fase inicial, à identidade da empresa que está a ser vendida (protegendo assim a empresa de se expor a “curiosos”) bem como posteriormente, sem se vincularem a fortes acordos de confidencialidade e sempre com o acordo do Vendedor.

Reestruturações e Recuperações
PER – Plano Especial Revitalização
Contextualização
A sociedade Industria Metálica, Lda. foi fundada em 1980 e opera no setor da metalomecânica. A partir de 2007, com o agudizar da situação económica regional e nacional, começou a sentir quebra nas vendas, alguma degradação da margem e maior dificuldade em receber dos seus clientes. Os anos seguintes confirmaram o crescente mau momento económico, afetando significativamente a capacidade da empresa em pagar salários, fornecedores e Estado.
Problema / Solução
Numa primeira fase a empresa aguentou as dificuldades de tesouraria com reforço das contas correntes caucionadas (a empresa ainda detinha um bom balanço e os acionistas gozavam de uma posição creditícia que permitia avalizar sucessivas operações de crédito junto dos Bancos). Como a situação geral da economia persistiu em ambiente negativo, a situação de dificuldade da Industria Metálica, Lda. continuou a se agravar gradualmente, até que esgotou os plafonds das linhas de financiamento que foi contratando, atrasando assim os pagamentos a fornecedores, empregados, Estado e Bancos, que deixaram de estar disponíveis para colaborar no momento mais crítico para a empresa.
Após uma análise cuidada da situação económica e financeira foi decidido que a melhor alternativa seria requerer um PER (Plano Especial de Revitalização). A DerivaFator elaborou um plano de recuperação que foi apresentado aos credores e aceite pelos mesmos.
Resultados
Atualmente a empresa é viável economicamente e, conforme previsto no plano de recuperação elaborado pela DerivaFator, gera meios libertos de caixa para pagar o acordo celebrado.
Reestruturações
Estudo Económico – Financeiro
Contextualização
A Só Fornece, S.A. é uma empresa familiar na área da distribuição alimentar com cerca de 15 anos. Apesar do muito conhecimento e dedicação dos seus sócios, e de ser bem gerida no seu dia-a-dia, dado o aumento da concorrência e do ambiente económico mais agressivo, decidiram contratar apoio externo profissional para os ajudar a medir os impactos económico-financeiros que a empresa teria com a execução de algumas medidas que estavam a estudar.
Problema / Solução
A Só Fornece, S.A. tinha e tem um competente Diretor Financeiro interno, mas tal não invalidou que procurasse apoio externo para este trabalho. Na realidade, até o reforçou, pois uma equipa muito experiente em finanças de empresas familiares como é a da DerivaFator permite apoiar a gestão e a direção financeira dos seus Clientes durante um período limitado de tempo (enquanto dura o trabalho), aportando uma visão externa, competente e independente que muitas vezes quem está mergulhado nas questões operacionais – mesmo as financeiras (pagamentos, cobranças, relação com recursos humanos, contabilidade, etc.)- não tem tempo para as realizar sem perigar a boa execução do bom trabalho diário que já realiza.
Resultados
A DerivaFator realizou, com o contributo muito forte e presente dos gestores da Só Fornece, S.A., um estudo económico-financeiro, onde se projetaram os impactos na tesouraria da empresa se seguisse a estratégia pensada. O apoio da DerivaFator permitiu que a Só Fornece, S.A. se restruturasse por sua própria iniciativa, antecipando-se a problemas que poderia de futuro vir a ter de enfrentar de forma mais fragilizada:
– Validou-se, através de uma análise cuidada e profissional, o encerramento e venda de um armazém no Norte da Ilha, que permitiu uma redução significativa de custos operacionais diretos (Pessoal e FSE´s), bem como amortizar dívida bancária, conseguindo assim baixar spreadsna restante dívida financeira;.
– Negociou-se com o principal Banco parceiro da empresa a concentração de uma série de contas caucionadas e livranças que a empresa tinha dispersa por vários outros Bancos, baixando de forma considerável os seus custos financeiros. Tudo isto ajustado à real capacidade de tesouraria da empresa, devidamente quantificada no estudo realizado, permitindo encarar as responsabilidades futuras de forma confortável e sem preocupações financeiras adicionais;

Subsídios ao Investimento e Apoios ao Financiamento
Subsídios ao Investimento
Investimento para Adaptação (Valorizar 2020)
Contextualização
Susana e Pedro herdaram dois prédios contíguos no centro de Câmara de Lobos e idealizaram para o espaço uma pequena unidade com 6 apartamentos turísticos, tendo a aprovação da Câmara local para o efeito.
Com os orçamentos em mãos e antes de avançar para qualquer decisão mais definitiva, contrataram a DerivaFator para validar a viabilidade económico-financeira do seu projeto e, após a elaboração do trabalho, que validou essa viabilidade, foi-lhes sugerido que candidatassem o projeto ao sistema de incentivos “Valorizar 2020”, de modo a beneficiarem de importantes apoios que um projeto como o deles poderia beneficiar.
Problema / Solução
Os promotores contrataram os serviços da DerivaFator para a elaboração da candidatura ao programa “Valorizar 2020” que envolveu os seguintes passos:
1) Enquadramento do projeto;
2) Estudo viabilidade económico financeiro;
3) Elaboração da candidatura ao programa “Valorizar 2020”;
4) Elaboração do pedido de pagamento e gestão do mesmo;
5) Elaboração do pedido de avaliação do Projeto e gestão do mesmo.
Resultados
Foi atribuído ao projeto um incentivo equivalente a 60% das despesas elegíveis, reembolsável a 10 anos (incluindo 2 anos de carência) sem juros ou garantias pessoais, com a possibilidade de passado um ano e após avaliação à boa execução do mesmo, até 40% do incentivo não ser reembolsado (fundo perdido). Com este apoio, foi muito mais fácil aos promotores conseguirem financiamento bancário para parte do restante investimento em condições muito favoráveis.
Nota: O VALORIZAR 2020 tem como objetivo promover a qualificação das estratégias empresariais e desenvolver ações vocacionadas para a melhoria da capacidade competitiva das empresas regionais de forma a consolidar o crescimento económico e acrescentar valor aos processos e aos bens e serviços. Pretende-se igualmente dinamizar a produção de novos bens e serviços e estimular a adoção de novos, ou significativamente melhorados, processos ou métodos de fabrico, logística e distribuição, bem como métodos organizacionais ou de marketing.
Subsídios ao Investimento
Investimento para Internacionalização (Internacionalizar 2020)
Contextualização
A Diving Madeira, Lda. é um operador madeirense especializado na conceção, montagem e comercialização de pacotes turísticos direcionados para os aficionados de mergulho que fazem férias orientadas com o intuito de conhecer os fundos dos mares com qualidade e em segurança.
Os seus sócios entenderam que o bom momento que o turismo regional atravessa oferece uma série de oportunidades para fazer crescer o negócio, beneficiando da instabilidade presente nos tradicionais destinos de férias onde muitos europeus fazem mergulho.
Problema / Solução
Concordaram que precisavam de comercializar melhor o seu produto fora da Região e que isso implicava presença em diversas feiras especializadas um pouco por toda a Europa e até em mercados emergentes como a China e Japão, com o intuito de se apresentarem e fecharem parcerias com agências de viagens e operadores dos países mercado alvo.
Estar mais presente junto dos mercados alvo através de presença em feiras foi orçamentada em € 40 mil, valor muito elevado para a dimensão da empresa.
Resultados
A Diving Madeira, Lda. contratou os serviços da DerivaFator para a elaboração da candidatura ao programa “Internacionalizar 2020”, que envolveu os seguintes passos:
1) Enquadramento do projeto;
2) Estudo viabilidade económico financeiro;
3) Elaboração da candidatura ao programa “Valorizar 2020”;
4) Elaboração do pedido de pagamento e gestão do mesmo;
Foi atribuído um incentivo não reembolsável (fundo perdido) equivalente a 50% das despesas elegíveis.
Nota: “O INTERNACIONALIZAR 2020” tem por objetivo reforçar a capacidade empresarial e consolidar a presença das empresas regionais nos mercados internacionais, através do aproveitamento das oportunidades e desafios económicos proporcionados pelo exigente mercado global. Pretende, ainda, proporcionar o aumento da competitividade e notoriedade externa dos produtos e das empresas da Madeira.
Subsídios ao Investimento
Investimento para Inovação (Empreender 2020)
Contextualização
Joana e Patrícia tinham uma ideia que entenderam inovadora, que envolvia o desenvolvimento de um software específico que guiasse os turistas pelos principais pontos históricos da Madeira e Porto Santo, que poderia ser usado num smartphone.
Problema / Solução
O investimento foi devidamente orçamentado em € 85 mil, tendo os promotores contratado os serviços da DerivaFator para a elaboração da candidatura ao programa “Empreender 2020”, que envolveu os seguintes passos:
1) Enquadramento do projeto;
2) Estudo viabilidade económico financeiro;
3) Elaboração da candidatura ao programa “Empreender 2020”;
4) Elaboração do pedido de pagamento e gestão do mesmo;
5) Elaboração do pedido de avaliação do Projeto e gestão do mesmo.
Resultados
Foi atribuído ao projeto pelo “Empreender 2020” um incentivo equivalente a 65% das despesas elegíveis, reembolsável a 10 anos (incluindo 3 de carência) sem juros ou garantias pessoais, com a possibilidade de passado um ano e após avaliação à execução do mesmo, até 60% do incentivo não ser reembolsado (fundo perdido). Com este apoio do IDE, foi muito mais fácil aos promotores conseguirem financiamento bancário para parte do restante investimento, em condições muito favoráveis.
Nota: O EMPREENDER 2020 tem por objetivo apoiar a dinamização do investimento privado e a criação de emprego materializados em projetos de inovação-produto. Pretende renovar a base económica regional através de estímulos à inovação e às iniciativas empreendedoras, preferencialmente alinhadas com a Estratégia de Especialização Inteligente (RIS3 Regional), capazes de proporcionar negócios criativos e inovadores centrados na renovação da oferta de bens e serviços transacionáveis de elevado valor acrescentado e que permitam impulsionar a criação de emprego e mobilizar competências técnicas especializadas.
Subsídios ao Investimento
Incentivo ao funcionamento (Funcionamento 2020)
Importante apoio à atividade das empresas. Incentivo não reembolsável (fundo perdido) equivalente a 15% das despesas elegíveis abaixo descritas:
1) Custos de transporte de mercadorias produzidas na RAM, bem como os custos de transporte de mercadorias ali reprocessadas;
2) Custos de funcionamento:
•Salário bruto;
•Contribuições obrigatórias para a segurança social;
•Rendas de instalações;
•Rendas de equipamentos de produção;
•Custos com o consumo de energia elétrica;
•Custos com o consumo de água;
•Custos com serviços contratados relacionados com a elaboração da candidatura até o limite de € 1.000.
Nota: O “FUNCIONAMENTO 2020” aplica-se à RAM e tem como objetivo compensar os custos adicionais das empresas inerentes à condição de Região Ultraperiférica, apoiando parcialmente os custos adicionais das empresas da Região Autónoma da Madeira.
Apoios ao Financiamento
Apoio a Desempregados
Contextualização
O Senhor Jorge Freitas estava desempregado há dois anos e com muita dificuldade em regressar ao mercado de trabalho. Sempre teve o sonho de um dia abrir um restaurante que garantisse um rendimento adequado e que o motivasse profissionalmente. A dada altura o Senhor Jorge Freitas encontrou um pequeno estabelecimento para trespasse para o qual reconheceu potencial.
Problema / Solução
A DerivaFator apoiou o Senhor Jorge Freitas desde a ideia até à concretização efetiva do projeto:
1) Elaborou o plano de negócios;
2) Ajudou com as questões jurídicas e contratuais;
3) Geriu o processo com os vários intervenientes;
4) Montou uma candidatura ao programa PEED (programa de apoio a desempregados) do IEM;
5) Montou um financiamento intercalar (curto prazo) junto de Bancos comerciais.
Resultados
O negócio arrancou com dois funcionários e recebeu um total de subsídio não reembolsável a rondar os 21.000 EUR. A DerivaFator apoia o empresário desde a ideia até a concretização efetiva do projeto estando presente em todas as fases do processo.
Apoios ao Financiamento
Novos Projetos
Contextualização
O Casal Sousa tinha muita experiência no setor da restauração mas sempre por conta de outrem. Tinham a ambição de um dia ter o seu próprio negócio de forma a confirmar uma série de ideias inovadoras que queriam aportar ao mesmo.
Problema / Solução
Se acerca das suas capacidades de trabalho e conhecimentos operacionais do negócio não tinham dúvidas algumas, reconheceram que necessitavam de ajuda independente e profissional para confirmar a valia económica e financeira desse seu projeto e contrataram a DerivaFator para o efeito.
Suportados nos conhecimentos que os promotores tinham do setor e da ideia destes para o negócio, foi montado um modelo económico-financeiro que esclareceu, entre muitas outras variáveis, que margem bruta o negócio libertaria, quais os reais custos da operação (com pessoal e outros), que renda se poderia pagar, qual a dimensão do investimento a realizar e quais as necessidades de fundo de maneio.
Com essa informação foi encontrado um local adequado às características que pretendiam para o restaurante e que se enquadrasse no que o negócio poderia pagar. O passo seguinte foi a DerivaFator montar um dossier de financiamento, analisando se existiam incentivos/subsídios que se pudesse concorrer, bem como as linhas bancárias adequadas e disponíveis para apoiar o projeto.
O dossier de financiamento elaborado pela DerivaFator explicava todo o projeto aos Bancos, mais concretamente quanto seria necessário recolher de financiamento e como o negócio em funcionamento o iria pagar. Também se procedeu a candidaturas para apoio à contratação de funcionários.
Resultados
O negócio avançou, o restaurante é um caso de sucesso e poucos meses depois foi ampliado, tendo contratado mais colaboradores.

Direção Financeira
Direção Financeira
Contextualização
O Dr. João Medeiros detém, através de uma herança recebida, a totalidade do capital da Transforma, Lda., que explora uma unidade de produção industrial. A empresa tem uma equipa de produção, comercial e financeira que reporta diretamente ao senhor Medeiros.
Problema / Solução
O Dr. João Medeiros é médico e não tem tempo para acompanhar a gestão financeira e estratégica do negócio. Tendo em conta a vasta experiência da DerivaFator em gestão de empresas, foi celebrado um contrato de prestação de serviços que prevê o acompanhamento mensal do negócio, com uma deslocação semanal às instalações, e elaboração de um relatório mensal com informação referente às seguintes vertentes:
Vertente Comercial
- Enquadramento de mercado e identificação de competitive set;
- Análise de vendas;
- Disputas entre familiares e Heranças;
- Identificação da estratégia de posicionamento e pricing;
Vertente económico-financeira
- Elaboração de estudo de viabilidade económica e financeira;
- Avaliação do negócio;
- Análise das contas de exploração;
Vertente Operacional
- Identificação de melhorias à operação de modo a otimizar a sua gestão;
- Análise de todos os procedimentos em vigor, e implementação de novos, se necessário;
Mensalmente, a DerivaFator reúne com o Dr. João Medeiros e reporta os pontos importantes do negócio, ajudando-o na melhor tomada de decisões.
Resultados
A Transforma, Lda. tinha e tem um competente Director Financeiro interno, mas tal não invalidou que a empresa procurasse apoio externo para este serviço. Na realidade, até o reforçou, pois uma equipa muito experiente em finanças de empresas como é a da DerivaFator permite apoiar a gestão e a direção financeira dos seus Clientes aportando uma visão externa, competente e independente que muitas vezes quem está mergulhado nas questões operacionais, mesmo as financeiras (pagamentos, cobranças, relação com recursos humanos, contabilidade, etc.), não tem tempo para as realizar sem perigar a boa execução do bom trabalho diário que já realiza.
Necessita de mais alguma informação?
Deixe-nos as suas questões através do geral@derivafator.pt ou contacte-nos diretamente: 291 222 388
